30.5.12

Ovos Fabergé

Quem já deu uma googleada hoje já reparou que o google doodle tá com um desenho muito cheio do glamour na capa. 
Esses ovinhos desenhados no doodle são em homenagem ao já falecido Peter Carl Fabergé, um famoso joalheiro russo que era especializado na confecção de peças com motivos humanos, florais e animais, mas que ganhou fama mundial graças a fabricação dos seus mais que perfeitos "ovos de páscoa".


Escrevo "ovos de páscoa" porque os mesmos não eram qualquer presente a ser dado nesta data. Os preciosos OVOS FABERGÉ começaram a ser fabricados por Peter a partir de uma encomenda feita pelo czar Alexandre III, em 1885, para presentear sua esposa, a imperatriz-consorte Maria Feodorovna na Páscoa. O presente fez tanto sucesso que se tornou uma tradição presentear com eles, entre os membros da família imperial russa durante a Páscoa. Essa tradição reinou desde então até o final da era dos czares russos, em 1918.


O primeiro ovo confeccionado por Fabergé e que deu origem à tradição


Os ovos fabricados após o primeiro trazem como característica principal uma maior sofisticação em relação ao primeiro. Além da obra de arte que os mesmos eram por si só, eles também escondiam presentes em seu interior. Eram fabricados com uso de pedras preciosas, esmalte e metais, das mais diferentes formas e cores, dando realmente um aspecto de obra de arte.


Pedro "O Grande" de 1903


Czarevich de 1912 e Folhas de Trevo de 1902


Um dos mais elaborados, o Tricentenário Romanov de 1913


Os cerca de 50 ovos foram confeccionados entre os anos de 1885 e 1917. Alguns ainda estão desaparecidos, mas a grande maioria consta ainda hoje no hall de jóias mais importantes e valiosas do mundo, fazendo parte de inúmeras coleções de privilegiados ao redor do planeta.


Alexandre III Equestre, de 1910


Verdadeiras obras de arte


Um dos últimos ovos descobertos e leiloados foi vendido em 2007, por uma das casas de leilões mais importantes do mundo, a CHRISTIE'S de New York. Ele se encontrava há mais de cem anos em poder de uma família de banqueiros e foi leiloado por nada mais do que U$S 18, 5 milhões de dólares, quebrando na época, o recorde anterior de obra decorativa russa mais cara, que pertencia a justamente a outro ovo Fabergé



A joalheria que leva o nome de Fabergé foi fundada em 1842 e, após o grande sucesso alcançado com a confecção dos ovos, amargou uma grande depressão no período da Revolução Russa, em que a era da família imperial teve fim.
A joalheria ressurgiu apenas em 2009, reabrindo sua loja de Londres, que tinha fechado no ano de 1915, e ainda fabrica seus famosos ovos, além de jóias e relógios. Além de Londres, Hong Kong, Genebra e New York contam com lojas da marca.


Foram realizados inúmeros documentários acerca dessas espetaculares joias. E aqui vai um pedacinho de um deles pra quem conseguir e quiser entender um pouquinho mais:





Obs.: tem como não ficar fascinado com tanta beleza???


Bjins da Fran!

Nenhum comentário:

Postar um comentário