18.12.11

Palestra Ronaldo Fraga

Essa semana, na terça-feira, dia 13, aconteceu, através do Sebrae/RS, em um projeto de incentivo à indústria da moda, uma palestra mais do que especial com o estilista Ronaldo Fraga, que já tem em seu currículo 15 anos de desfiles no SPFW (uow!)
A função toda ocorreu no Shopping Iguatemi, no GNC cinemas, local que de início achei estranho, mas que durante a palestra se mostrou o mais adequado.


E uma das coisas mais legais da palestra foi que as minhas mais que queridas ex-companheiras de manhãs desenhando e costurando estavam presentes! Pude matar as saudades da minha eterna turma de Produção de Moda do Senac e claro, aprender MUITO com toda a sabedoria desse que é um dos estilistas brasileiros de maior renome.
Como minhas ex-colegas estão na fase do projeto de TCC de Moda, todo o conhecimento passado pelo Ronaldo durante a palestra foi de importância ímpar, algumas queriam até jogar todo o projeto fora e começar um novo! hehehe


O mote central do evento era "A Identidade de Moda Brasileira", e o queridíssimo Ronaldo falou sobre esses e outros temas com muita propriedade e numa linguagem entendível tanto pra quem está no meio da moda quanto para os mais leigos.
Começou dando uma introdução de como o Brasil encontra-se atrasado quanto a definição de sua identidade de moda, enquanto os países mais desenvolvidos já a tinham há muito tempo o Brasil ainda está à procura da sua.
Falou também sobre algumas de suas coleções, e de sua principal característica como estilista, que é o foco em temas brasileiros, evocando toda a nossa cultura que é tão rica mas muitas vezes esquecida ou colocada em segundo plano.
Ele deu destaque para 3 de suas coleções, mostrando vídeos com os temas de cada uma e evidenciando como é realizada a pesquisa que dará origem ao que se vê na passarela: 


- Baseada em pesquisa do escritor Mário de Andrade, focada no período pós Semana de Arte Moderna de 1922, a Coleção "Turista Aprendiz" foi exibida no SPFW no ano passado e fez muito sucesso. Foi mostrado muito trabalho artesanal, visto a parceria do estilista com vários artesãos e em especial com bordadeiras do agreste pernambucano:




- Também foi mencionada a Coleção "Risco de Giz", do desfile de inverno da SPFW de 2009, baseada no também escritor Carlos Drummond de Andrade. E o mais interessante dessa coleção foi o seu público alvo: as crianças e pessoas com mais de 60 anos de idade. O próprio estilista inclusive comentou acreditar que essa última faixa etária encontra-se em um "limbo" quanto a moda, visto que não há um mercado que foque nela.



- E por último, a minha favorita das 3 mostradas: a Coleção baseada no sambista Noel Rosa e nos carnavais dos idos dos anos 30 com seus inconfundíveis salões art déco. Confesso que mais do que fiquei encantada com a pesquisa e o conceito da mesma. O trabalho é de uma delicadeza e precisão arrebatadores, aparecendo muitas referências aos marinheiros que atracavam nos portos no Rio de Janeiro e festejavam nos salões, as colombinas e pierrôs, o malandro carioca com seu chapéu e também com muita transparência e rendas características do estilista: 



Mas o mais legal da apresentação dessa coleção é que ela encerrou a temporada de desfiles de verão 2012 do SPFW, e encerrou como uma verdadeira festa na passarela, com o clima perfeito dos bailes de carnaval daquela época, olhem o vídeo com o desfile e sintam o clima de festa:


Entre tantos assuntos, Ronaldo falou que não descarta uma parceria com alguma fast fashion, visto o "boom" das parcerias entre as redes de loja mais populares e estilistas de renome. Falou que "o grande desafio é fazer com que a roupa com design arrojado chegue ao alcance do grande público.
E o mais impactante: Ronaldo anunciou em primeiríssima mão que NÃO VAI DESFILAR COLEÇÃO NO PRÓXIMO SPFW. O motivo é o lançamento do livro "Caderno de Roupas, Memórias e Croquis", que junta os cadernos de inspiração que o próprio estilista faz quando planeja cada coleção, e que rodará algumas capitas brasileiras juntamente com o desfile de sua próxima coleção. (Tomara que venha pra Poa!!!)

Experiência sem igual essa proporcionada pelo Sebrae! Já queremos mais!
Obs.: Ronaldo é uma pessoa supersimples e superacessível, sem frescura ou estrelismo ALGUM! Esperou pelo menos uma centena de pessoas pra tirar fotos e nos dar toda a atenção. Amei-o e acompanharei cada vez mais a sua carreira!

Amandinha queri ex-colega (e achado da vida! Adógo!), Ronaldo Fraga e euzinha

Fotos: Google

Bjins da Fran!

2 comentários:

  1. Bah eu não tenho tino pra moda mana.... mas que bom que foi produtivo pra ti ^^

    ResponderExcluir
  2. Hehehe
    O cara é gênio, mesmo quem não é ligado nessa área ficaria impressionado com o trabalho por trás da coleção. Demais!
    Amei!

    ResponderExcluir